O Partido ANIMAIS apoia a sanção do Projeto de Lei 706/2012 pelo Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin. Batizado de Lei Anticobaias, o PL de autoria do deputado Feliciano Filho (PSC) foi aprovado em 22 de junho pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), restringindo “a utilização de animais em atividades de ensino no Estado, sem prejuízo de proibições e sanções previstas em outros dispositivos legais: municipais, estaduais ou federais”. Alckmin tem cerca de 15 dias para vetar ou sancionar o projeto. A Causa Animal de SP e do Brasil mobiliza-se para que o Governador transforme o projeto em lei, servindo de referência para outros estados do país e da América Latina.

Um dos 12 cães usados como cobaias em um experimento de doutorando na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Foto: Jean Pimentel / Agência RBS

Para o biólogo Frank Alarcón (RJ), porta-voz do ANIMAIS, o PL tem como objetivo valorizar a saúde humana e animal de forma ética. “A substituição de animais vivos no ensino pelo uso de métodos alternativos comprovadamente eficazes e éticos, evita a má formação de profissionais de saúde, contribuindo claramente para o preparo de cidadãos mais justos, respeitosos, éticos e compassivos no trato de terceiros.”

O boneco Jerry é um simulador de ausculta de Julia Maria Matera.  O objetivo do concurso da World Animal Protection, realizado em 2015, era selecionar as três propostas mais inovadoras que utilizam métodos substitutivos ao uso prejudicial de animais e divulgar formas de ensino humanitárias nos cursos de Medicina Veterinária – Foto: Marcos Santos

As práticas de ensino que se utilizam de animais não-humanos vivos (cobaias) em condição de aprisionamento ou maus tratos, ou que sejam deliberadamente mortos visando a transmissão de um suposto conhecimento científico a um determinado corpo discente, transmitem o claro desrespeito que a sociedade tem com a vida senciente de indivíduos cognitivamente complexos e psiquicamente sofisticados.

O Partido ANIMAIS exorta todos aqueles que defendem e buscam um tratamento justo e digno aos animais não-humanos, a pressionar o Governador Geraldo Alckmin pela sanção do PL 706/2012. Escreva ou busque contato com o Geraldo Alckmin através de suas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/geraldoalckmin
Twitter: @geraldoalckmin
Email: gabinetedogovernador@sp.gov.br
Use as hashtags: #SancionaAlckminPL706 e #LeiAntiCobaias

A defesa dos animais não-humanos é a demonstração mais honesta que podemos dar ao desejo por um mundo socialmente mais justo e eticamente mais inclusivo.

Apoie o ANIMAIS – Primeiro Partido Animalista da América Latina.

#SomosANIMAIS #IncluirERespeitar